Professora do CMAC atua no Concerto de celebração da Classificação do Palácio de Mafra pela UNESCO
Margarida Oliveira, professora do Conservatório de Música e Artes do Centro, foi uma das organistas, que no passado dia 7 de julho, participou no VIII Ciclo de Concertos a 6 órgãos, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
Um concerto especial, pois aconteceu no dia em que foi conhecida a classificação da Basílica de Mafra como Património Cultural Mundial da UNESCO, juntamente com o Palácio, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra.
Margarida Oliveira já tem participado por diversas vezes nos Concertos a 6 orgãos, na Basílica de Mafra, mas este representou "um momento muito especial e de grande alegria por poder fazer parte desta celebração tão desejada e importante".
A Basílica destaca-se pela singularidade, de ser a única em todo o mundo em que seis orgãos foram dispostos e concebidos para tocarem conjuntamente e que configuram uma realidade patrimonial de excepção.
Este património musical e artístico, agora classificado pela Unesco, foi construído por Joaquim António Peres Fontanes e António Xavier Machado e Cerveira, em 1806 e 1806. Os seus 11444 tubos, em que o maior tem 6,98 metros e o menor 24 milímetros, propiciam uma vivência cultural só possível neste monumento.