As músicas de Natal entoaram em quatro Igrejas Matrizes dos Concelhos onde está implantado o Conservatório de Música e Artes do Centro. Assim, o CMAC apresentou os cinco Concertos de Natal na Batalha, em Caxarias - Ourém, em Fátima e em Arrimal - Porto de Mós. Um programa especial, com momentos especiais, nos quais se evocaram os valores e sentimentos da época natalícia.
Com coordenação da professora Paula Pereira e do Maestro Noé Gonçalves, o espetáculo apresentou várias peças natalícias, que “proporcionaram a oportunidade de participação a muitos jovens solistas que ao longo dos concertos nos brindaram com excelentes prestações”, afirmou a professora Paula Pereira. Paula Pereira destacou ainda “a envolvência na preparação e apresentação destes concertos foram sem dúvida momentos mágicos, extremamente marcantes na formação de todos os alunos participantes. Foi notória a entreajuda entre alunos e professores, evidenciando o enorme desejo e satisfação de fazerem música em conjunto, proporcionando experiências muito enriquecedoras e positivas no seu percurso formativo.”
Como também já é tradição no CMAC, os Concertos de Natal contaram com a participação dos alunos e Orquestras e tiveram como principais parceiros o Agrupamento de Escolas de Ourém, Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Agrupamento de Escolas da Batalha, Agrupamento de Escolas de Santa Catarina da Serra, Agrupamento de Escolas de Caxarias, Colégio de São Miguel, Centro de Estudos de Fátima e Colégio Sagrado Coração de Maria.
Alexandre Rodrigues, presidente do Conservatório de Música e Artes do Centro, interveio no final de cada um dos Concertos, agradecendo a disponibilidade dos professores e a participação dos alunos nestas cinco sessões, reafirmando a "excelência e o rigor das atividades do CMAC" deixando ainda nota para "os desafios que, até ao final de 2019, a Instituição vai apresentar publicamente, em particular com a concretização de novos investimentos que pretendem consolidar a ação do CMAC, sobretudo na dignificação de espaços, como é o caso do grande auditório do Conservatório de Fátima".
Alexandre Rodrigues agradeceu ainda o apoio das várias entidades parceiras do CMAC, em particular "a Diocese de Leiria-Fátima pela permissão para que estes Concertos de Natal se realizassem nestas quatro Igrejas.
Para assistirem a estes cinco concertos foram convidados representantes de Instituições parceiras, como são os Municípios, Juntas de Freguesia e Agrupamentos Escolares.
Luís Albuquerque, presidente da Câmaras Municipal de Ourém, agradeceu o "belíssimo Concerto a que assistiu em Caxarias e felicitou "todos quanto trabalham e colaboram com o Conservatório", salientando ser "este esforço e trabalho das associações, em conjunto com a autarquia, que permitem ter um programa cultural elevado e com muita participação do público".
Mais um vez estes Concertos de Natal aconteceram de modo muito intensivo e gratificante, com as Igrejas completamente cheias e muitos aplausos no final de cada um dos cinco concertos.