Tem como finalidades contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança e promover o seu desenvolvimento musical, ao nível da percepção auditiva, criatividade, memória, capacidade de concentração, expressividade e do sentido estético-musical e artístico. Pretende também enriquecer o património musical da criança, incutir a importância do saber estar em silêncio para escutar e promover o prazer de aprender e tocar música em grupo, contribuindo assim para a sociabilidade da criança.
Através de atividades de exploração musical, que envolvem a escuta e o canto, a criança vai construindo a sua identidade e enriquecendo o seu reportório e vocabulário musical, aprendendo a identificar e a criar, com base nos diversos aspetos que caracterizam os sons. Estas vivências proporcionam a aquisição dos conceitos básicos da música e uma preparação sólida para uma eventual admissão, no 5.º ano de escolaridade, num curso básico de música, na área vocacional.
- Iniciação musical
- Orquestra ORFF
- Instrumento
Esta oferta educativa encontra-se disponível para todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico (6-9 anos), não sendo exigidas provas de admissão, e engloba três disciplinas:
- Aula de iniciação musical em pequenos grupos, integrando música, movimento e dança.
- Atelier musical de orquestra Orff em pequenos grupos, em que tocam instrumentos de percussão de altura definida e indefinida.
- Aula individual de instrumento.
- O Curso de Iniciação é lecionado por professores especializados na área.
- As aulas de Iniciação tem regularidade semanal, com uma duração de 45 minutos.
- As aulas de ORFF tem regularidade semanal, com uma duração de 45 minutos.
- As aulas de instrumento (individual) tem regularidade semanal, com uma duração de 30 minutos cada com um professor especializado no instrumento selecionado.
Esta oferta educativa encontra-se disponível em:
- Instalações do Conservatório de Música de Ourém.
- Instalações do Conservatório de Música de Fátima.
- Porto de Mós.
- Batalha
Respeita-se o calendário escolar, no que refere a interrupções letivas.