Destinado a crianças e adultos, a sua frequência possibilita, sobretudo no que respeita às crianças, a compreensão do pensamento e da linguagem do outro, ao mesmo tempo que “o brincar” se transforma em instrumento de construção do conhecimento. Quer seja no aspeto pedagógico ou no aspeto artístico, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Assim, o teatro pode tornar a aprendizagem mais interessante e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, no sentido em que desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, a memorização e o vocabulário, e proporciona diferentes conhecimentos.
Oficina de Teatro para a Infância
Projeto que tem como missão promover o contacto e desenvolver o interesse e a curiosidade pelo teatro no público infantil procurando, simultaneamente, valorizar a identidade, ideias e sensibilidades de cada participante.
O projeto desenvolve-se tendo em consideração algumas preocupações, entre as quais se destacam: desenvolvimento das capacidades de compreensão e de vocabulário, assim como a imaginação e criatividade, concentração, improvisação, entre outros, favorecendo assim o desenvolvimento de cada um através de uma atividade lúdica que permita uma aprendizagem global, tendo sempre em atenção nunca impor as atividades.
Competências/objetivos | Operacionalização | Conteúdos |
Desenvolver uma relação de pertença e de autonomia no seio do grupo. | – Realização de jogos e exercícios em que a criança experimente ativamente com as outras as noções de confiança e interajuda. – Realização de jogos e exercícios em que a criança possa escutar o outro e expor ideia ao grupo.
| O indivíduo e o grupo |
Desenvolver a aptidão para interiorizar sensações e emoções experimentadas no contacto com o meio, a fim de renovar a relação com o mundo e enriquecer a sua expressão
| – Realização de jogos e exercícios que fomentem o espirito de partilha com o grupo (partilha de sensações, emoções e ideias nascidas ou expressas no decorrer da atividade em grupo). – Realização de jogos e exercícios que identifiquem qualidades no meio: sonoro, visual, táctil, gustativo e olfativo. – Realização de atividades que permitam a expressão de sensações e emoções associadas às experiencias vividas. |
Sensações e emoções |
Tomar consciência do corpo, explorando as suas potencialidades no processo de expressão/comunicação. Tomar consciência do corpo como emissor de som.
| – Realização de jogos e exercícios de exploração de movimentos elementares. – Realização de jogos de exploração da mobilidade/imobilidade. – Realização de jogos utilizando diferentes ritmos corporais. – Realização de exercícios para explorar e compreender o funcionamento do aparelho respiratório e vocal. Realização de jocos de exploração da produção de som com o corpo. | Corpo e voz |
Tomar consciência do meio (espaço e objeto), explorando as suas potencialidades ao serviço da expressão/comunicação. | – Realização de atividades que permitam à criança distinguir entre espaço íntimo, pessoal, relacional e social. – Realização de atividades que permitam à criança mudanças de níveis e de planos simples, no espaço. | Espaço |
Tomar consciência das potencialidades da linguagem verbal e não-verbal no processo de expresso/comunicação. | – Exploração de atitudes e movimentos que exprimam sensações, emoções e ideias no interior de situações de expressão individual, a pares e em grupo. – Realização de atividades que permitam à criança reagir corporalmente de forma expressiva a estímulos exteriores (sons, palavras e imagens.)
| Linguagem verbal |
Experienciar uma representação teatral | – Ensaios e representação uma peça teatral como consolidação dos exercícios anteriormente elaborados. | Representação de uma peça teatral |
- Participantes: dos 6 aos 10 anos de idade
- Regime: livre sem avaliação
- Horário: pós-laboral (a definir)
- Duração: 1h30 semanal
- Preço: a definir pelo conservatório
- Parcerias possíveis: grupos de teatro existentes nas redondezas
Oficina de Teatro Jovens e Adultos
Projeto que se destina a pessoas a partir dos 11 anos de idade.
Este projeto tem como missão promover o contacto entre os participantes para uma atividade lúdica e artística, sensibilizando-os para a intervenção ativa na cidadania, simultaneamente, valorizar a identidade, ideias e sensibilidades de cada participante.
Esta atividade pretende também relembrar e/ou atualizar experiências já vividas, partilhá-las com grupo de trabalho coletivo e preparar a apresentação de um espetáculo/exercício final a realizar no fim do ano letivo.
Participantes: A partir dos 11 anos de idade
Regime: livre sem avaliação
Horário: laboral
Duração: 1h00 semanal
Preço: a definir pelo conservatório
Local: lares, centros de dia, etc