Teatro


Destinado a crianças e adultos, a sua frequência possibilita, sobretudo no que respeita às crianças, a compreensão do pensamento e da linguagem do outro, ao mesmo tempo que “o brincar” se transforma em instrumento de construção do conhecimento. Quer seja no aspeto pedagógico ou no aspeto artístico, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. Assim, o teatro pode tornar a aprendizagem mais interessante e participativa, além de ser uma forma de entretenimento e de educação, no sentido em que desenvolve o trabalho em grupo, ajuda a superar a timidez, desenvolve a imaginação, a memorização e o vocabulário, e proporciona diferentes conhecimentos.

Oficina de Teatro para a Infância


Projeto que tem como missão promover o contacto e desenvolver o interesse e a curiosidade pelo teatro no público infantil procurando, simultaneamente, valorizar a identidade, ideias e sensibilidades de cada participante.


O projeto desenvolve-se tendo em consideração algumas preocupações, entre as quais se destacam: desenvolvimento das capacidades de compreensão e de vocabulário, assim como a imaginação e criatividade, concentração, improvisação, entre outros, favorecendo assim o desenvolvimento de cada um através de uma atividade lúdica que permita uma aprendizagem global, tendo sempre em atenção nunca impor as atividades.


 

Competências/objetivos

Operacionalização

Conteúdos

Desenvolver uma relação de pertença e de autonomia no seio do grupo.

– Realização de jogos e exercícios em que a criança experimente ativamente com as outras as noções de confiança e interajuda.

– Realização de jogos e exercícios em que a criança possa escutar o outro e expor ideia ao grupo.

 

O indivíduo e o grupo

Desenvolver a aptidão para interiorizar sensações e emoções experimentadas no contacto com o meio, a fim de renovar a relação com o mundo e enriquecer a sua expressão

 

– Realização de jogos e exercícios que fomentem o espirito de partilha com o grupo (partilha de sensações, emoções e ideias nascidas ou expressas no decorrer da atividade em grupo).

– Realização de jogos e exercícios que identifiquem qualidades no meio: sonoro, visual, táctil, gustativo e olfativo.

– Realização de atividades que permitam a expressão de sensações e emoções associadas às experiencias vividas.

 

 

 

 

Sensações e emoções

Tomar consciência do corpo, explorando as suas potencialidades no processo de expressão/comunicação.

Tomar consciência do corpo como emissor de som.

 

– Realização de jogos e exercícios de exploração de movimentos elementares.

– Realização de jogos de exploração da mobilidade/imobilidade.

– Realização de jogos utilizando diferentes ritmos corporais.

– Realização de exercícios para explorar e compreender o funcionamento do aparelho respiratório e vocal.

Realização de jocos de exploração da produção de som com o corpo.

Corpo e voz

Tomar consciência do meio (espaço e objeto), explorando as suas potencialidades ao serviço da expressão/comunicação.

– Realização de atividades que permitam à criança distinguir entre espaço íntimo, pessoal, relacional e social.

– Realização de atividades que permitam à criança mudanças de níveis e de planos simples, no espaço.

Espaço

Tomar consciência das potencialidades da linguagem verbal e não-verbal no processo de expresso/comunicação.

– Exploração de atitudes e movimentos que exprimam sensações, emoções e ideias no interior de situações de expressão individual, a pares e em grupo.

– Realização de atividades que permitam à criança reagir corporalmente de forma expressiva a estímulos exteriores (sons, palavras e imagens.)

 

Linguagem verbal
e não-verbal

Experienciar uma representação teatral

– Ensaios e representação uma peça teatral como consolidação dos exercícios anteriormente elaborados.

Representação de uma peça teatral


  • Participantes: dos 6 aos 10 anos de idade
  • Regime: livre sem avaliação
  • Horário: pós-laboral (a definir)
  • Duração: 1h30 semanal
  • Preço: a definir pelo conservatório
  • Parcerias possíveis: grupos de teatro existentes nas redondezas

Oficina de Teatro Jovens e Adultos


Projeto que se destina a pessoas a partir dos 11 anos de idade.


Este projeto tem como missão promover o contacto entre os participantes para uma atividade lúdica e artística, sensibilizando-os para a intervenção ativa na cidadania, simultaneamente, valorizar a identidade, ideias e sensibilidades de cada participante.

Esta atividade pretende também relembrar e/ou atualizar experiências já vividas, partilhá-las com grupo de trabalho coletivo e preparar a apresentação de um espetáculo/exercício final a realizar no fim do ano letivo.


Participantes:  A partir dos 11 anos de idade
Regime: livre sem avaliação
Horário: laboral
Duração: 1h00 semanal
Preço: a definir pelo conservatório
Local: lares, centros de dia, etc

Oficina de Teatro para a Infância

O que é?

O projeto desenvolve-se tendo em consideração algumas preocupações, entre as quais se destacam: desenvolvimento das capacidades de compreensão e de vocabulário, assim como a imaginação e criatividade, concentração, improvisação, entre outros, favorecendo assim o desenvolvimento de cada um através de uma atividade lúdica que permita uma aprendizagem global, tendo sempre em atenção nunca impor as atividades.